PALHANO NOTICÍAS

Palhano terra maravilhosa do professor Jarbas, do Agricultor Zequinha, do Zé do Nelson, do Seu Custódio do São José e muitas brasileiros maravilhosos.

domingo, 30 de agosto de 2009

Perenização do Rio Palhano – sonho ou realidade




Um sonho muito antigo do povo de Palhano aconteceu nestes últimos meses, a perenização do Rio Palhano. Desde 1997 que assisti o Agrônomo José Orlando Mateus lutando ferrenhamente pela perenização do Rio Palhano. Devido as grandes quantidades de chuvas neste ano esse sonho virou realidade. Agora precisamos da reação da atual secretaria de obras e agricultura para conseguir que seja pra sempre junto a Companhia Estadual de Recursos Hídricos para ficar permanente.

O que aconteceu para a COGERH perenizar o Rio Palhano provisoriamente? Devido a destruição do canal do trabalhador logo na saída do Rio Jaguaribe, em Itaiçaba, então sem a água do Rio Jaguaribe, a COGERH abriu a barragem do Rio Palhano no município de Itaiçaba e colocou água no Canal do Trabalhador num trecho acima do danificado. Veja:


Abertura na Barragem do Rio Palhano Foto em 12 de agosto de 2009 por Ricardo Ferreira.


Fechamento provisório da saída do canal do Trabalhador no Rio Jaguaribe, na cidade de Itaiçaba. As datas estão erradas foto de 12 de agosto de 2009.

Esse fato é histórico e prova que o Rio Palhano pode ser perenizado, só precisa de vontade e empenho politico.

Perenizar o Rio Palhano e fazer as comunidades beneficiadas produzir apartir dos recursos hidricos diponiveis é grande desafio a administração de Palhano. Precisa participar e ter força politica nas comissões de gestão da COGERH, o Comitê do Canal do trabalhador e do da bacia do Vale Jaguaribe. Esses comitês têm grande peso econômico e político na região.


Desvio da água do Rio Palhano – embaixo da ponte na CE que liga Itaiçaba a BR-104. Foto de 12 de agosto de 2009.


 


 

Francisco de Assis de Lima Filho

Graduado em Ciências com habilitação em Matemática

MBA em DRS

Palhano - CE

Terceiro Desafio

A Prefeitura de Palhano administra o maior Cemitério da cidade o da sede, maior que o de Pedras, que o de São José e o de Luzilândia. O cemitério que outrora era administrado pela Igreja Católica foi transferido pelo Pe. Edvaldo para a Prefeitura.

A gestão do cemitério tem alguns desafios que vou destacar:

  • Organização dos túmulos – Dentro do cemitério não tem condição de mobilidade, movimentação de pessoas, equipamentos. Deveria ser organizado em ruelas, quarteirões deixando espaço para visitação e movimentação de pessoas;
  • Definir a equipe de gestão do cemitério – Qual a secretária é responsável? Quem recebem as dúvidas? De onde vem os recursos para a manutenção? Onde devemos nos dirigir para sepultar um familiar?
  • Aumentar a área do cemitério, o cemitério está lotado,e a população cresce e o cemitério precisa crescer.


 

Esse último desafio é o maior e é um desafio à atual administração, desde o ano de 1998 na administração do Agronomo João Mateus que o Pe. Edvaldo sonhava com a ampliação e expôs o seu desejo no Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável - CMDS. O CMDS era um fórum com diversas organizações que o Prefeito da época inovava na cidade de Palhano, infelizmente essa inovação foi abolida pela administração do PSDB.

O desafio do Prefeito Nilson Freitas é ampliar a área do cemitério ou construir um novo. O desafio é grande porque os proprietários dos terrenos vizinhos ao cemitério não tem interesse de vender o terreno, os que tem vontade de vender querem um preço muito grande.

Nesta semana o prefeito Nilson Freitas mostrou que a sua capacidade de articulação é muito grande abriu a Rua Pedro Rodrigues a altura do Posto 2000 negociando com os proprietários dos terrenos.

Teremos a ampliação do Cemitério? Ou teremos um novo?


 

 

domingo, 16 de agosto de 2009

O seu voto faz história.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Inauguração do CE – Pedra - Palhano

Neste dia 15 de agosto acontecerá a inauguração da CE-371 que liga Palhano a Pedroas, 10 km de asfalto com excelente sinalização e de excelente qualidade. O governador estará presente e promoverá uma grande festa em praça pública com transporte para comunidades e para cidades vizinhas. Venha visite Palhano e comemore conosco. Tudo indica que na mesma data será inaugurada a reforma da Escola de Ensino Médio José Francisco de Moura.

 

Francisco de Assis