PALHANO NOTICÍAS

Palhano terra maravilhosa do professor Jarbas, do Agricultor Zequinha, do Zé do Nelson, do Seu Custódio do São José e muitas brasileiros maravilhosos.

domingo, 30 de agosto de 2009

Perenização do Rio Palhano – sonho ou realidade




Um sonho muito antigo do povo de Palhano aconteceu nestes últimos meses, a perenização do Rio Palhano. Desde 1997 que assisti o Agrônomo José Orlando Mateus lutando ferrenhamente pela perenização do Rio Palhano. Devido as grandes quantidades de chuvas neste ano esse sonho virou realidade. Agora precisamos da reação da atual secretaria de obras e agricultura para conseguir que seja pra sempre junto a Companhia Estadual de Recursos Hídricos para ficar permanente.

O que aconteceu para a COGERH perenizar o Rio Palhano provisoriamente? Devido a destruição do canal do trabalhador logo na saída do Rio Jaguaribe, em Itaiçaba, então sem a água do Rio Jaguaribe, a COGERH abriu a barragem do Rio Palhano no município de Itaiçaba e colocou água no Canal do Trabalhador num trecho acima do danificado. Veja:


Abertura na Barragem do Rio Palhano Foto em 12 de agosto de 2009 por Ricardo Ferreira.


Fechamento provisório da saída do canal do Trabalhador no Rio Jaguaribe, na cidade de Itaiçaba. As datas estão erradas foto de 12 de agosto de 2009.

Esse fato é histórico e prova que o Rio Palhano pode ser perenizado, só precisa de vontade e empenho politico.

Perenizar o Rio Palhano e fazer as comunidades beneficiadas produzir apartir dos recursos hidricos diponiveis é grande desafio a administração de Palhano. Precisa participar e ter força politica nas comissões de gestão da COGERH, o Comitê do Canal do trabalhador e do da bacia do Vale Jaguaribe. Esses comitês têm grande peso econômico e político na região.


Desvio da água do Rio Palhano – embaixo da ponte na CE que liga Itaiçaba a BR-104. Foto de 12 de agosto de 2009.


 


 

Francisco de Assis de Lima Filho

Graduado em Ciências com habilitação em Matemática

MBA em DRS

Palhano - CE

1 Comentários:

Às 8 de novembro de 2009 às 06:36 , Anonymous Anônimo disse...

Palhano. O então prefeito Francisco Nilson Freitas recorre, no Tribunal de Justiça, para voltar ao gabinete da Prefeitura Municipal de Palhano. Ele foi afastado pelo juiz da Zona Eleitoral de Russas, Eduardo Fontenele Batista, após receber solicitação do Ministério Público diante de denúncias de supostos atos de corrupção em uso do dinheiro público durante o período eleitoral. A campanha do prefeito teria distribuído 300 vales-combustíveis na compra de votos, e com dinheiro da Prefeitura. No mandato anterior, Nilson ocupava o cargo de vice-prefeito. Ontem, assumiu o presidente da Câmara, José Ribeiro. A decisão do juiz, cassando o diploma de prefeito Nilson Freitas, deu-se na última quinta-feira, após ação do Ministério Público, que apurou denúncias de eleitores, acusando a campanha do prefeito de comprar votos com litros de gasolina. Teriam sido distribuídos 300 vales combustíveis, também usados para as passeatas, mas supostamente com fins de compra de votos, principalmente de motoqueiros. A medida judicial cassa, automaticamente, o diploma do prefeito e do vice. De acordo com a ação judicial, o material teria sido pago com dinheiro público

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial