Futebol
Hoje na sede:
Maravilha 2 X 1 Lagoa da Telha
Muita emoção e muita dedicação.
Palhano terra maravilhosa do professor Jarbas, do Agricultor Zequinha, do Zé do Nelson, do Seu Custódio do São José e muitas brasileiros maravilhosos.
Repassando para efeito de alerta. Mesmo que nunca tenha acontecido, agora a probalidade de acontecer elevou-se bastante com a divulgação do método.
Quando o policial, delegado etc. vem à TV e diz: não reaja, entregue tudo, fique calmo, não faça gestos bruscos etc., está dando a orientação certa, mas através do veículo errado. A consequência disso como incentivo aos assaltos deve ter sido, é, ou deverá ser enorme. Se se fizesse uma pesquisa a respeito, tenho certeza, o resultado seria assustador. O bandido, ao assistir esse tipo de orientação, se apercebe do quanto se está colaborando com ele para facilitar-lhe os assaltos, e passa a assaltar até sem qualquer arma, dada a certeza de que não enfrentará reação.
Em muitos estados dos EUA, quando os assaltos aumentaram além do tolerável, passou-se a fornecer mais facilmente o porte de arma aos cidadãos. Com isso, o número de assaltos diminuiu significativamente. Essa informação, e muito mais, encontra-se no livro do professor Lott, da Universidade de Chicago, intitulado: "Mais Armas Menos Crimes". O título provoca impacto. Trata-se de trabalho de pesquisa profunda e abrangente, em todo o país, feita por uma equipe de alto nível chefiada pelo professor Lott. Martinho Nunes da Costa.
Enviado por colegas no fórum: amigosdofranklin@googlegroups.com
Na verdade estamos preocupados. Em quem confiar? O Estado não funciona, os responsáveis pelo Estado são corruptos, segundo o CGU 91,66% do municípios apresentam algum problema nas suas licitações(??? ). Estamos em guerra civil e não admitimos.
Sugestão de leitura: coluna de Ricardo Caminha do Diário do Nordeste de 21 de março de 2010 na página 2.
Precisamos refletir sobre "qual sociedade queremos agora?" e agir.
HISTÓRICO
Data da Criação: 08/05/1958.
Instalação: 25/03/1959.
Toponímia: Deu origem ao atual município de Palhano a sesmaria de Estevão de Souza Palhano.
Variação Toponímica: Cruz de Palhano. Desmembrado de Russas. Padroeira: Nossa Senhora da Conceição.
Dia: 08/12.
História: Chamou-se primitivamente Cruz do Palhano. Suas origens remontam ao início do Século XVIII e têm como fator de gregamento o pioneirismo do sesmeiro José Palhano e outros que participavam do empreendimento. Desse grupo, tem-se por sesmeiros devidamente agregados, o Coronel Manuel Gonçalves de Sousa e o Tenente-Coronel Estêvão de Souza Palhano, descobridores do Riacho da Cruz. A esses, constam por doação três léguas de terras, cujo registro mantém a data de 24 de outubro de 1733. No ano seguinte e por doação feita pelo Capitão-Mor Leonel de Abreu e Lima, obteve igual porção de terras o capitão Antônio da Silva Cruz, terras estas situadas no Riacho Bonhu e a guardar como data de registro 11 de março do ano em anterior referência. Desse conjunto de pioneiros, se bem que forma lenta e pouco significativa, nasceria a povoação cuja trajetória se estenderia ao longo de três séculos.
Evolução Política: A elevação do povoado à categoria de Distrito, com subordinação ao Município de Russas, provém do Decreto nº 1.156, de 4 de dezembro de 1933, com a denominação de Cruz do Palhano. Sua independência em termos de Município provém da Lei nº 4.076, de 8 de maio de 1958, com instalação a 15 de maio do mesmo ano.
Igreja: A primitiva capela do reduto perde-se no tempo em suas origens, porém, a tomar como referencial o ato de sagração do cruzeiro, feito pelo itinerante Frei David em uma de suas missões de desobriga, ter-se-á a data de 1º de janeiro de 1801. A segunda capela, dedicada a Nossa Senhora da Conceição e a ter como responsável pelas obras de construção o padre Lino Deodato. O lançamento da pedra fundamental data de 28 de julho de 1862, estando presentes, além do padre Lino, expressivo número de moradores. Na qualidade de obreiros-construtores, constam os nomes de Francisco Bandeira Braga e Francisco da Silva Tércio, sendo parcialmente concluída a obra em 1873,
GEOGRAFIA
Área: 438,8km².
Área(% em relação ao Estado): 0,32.
Altitude: 70m.
Latitude: 4°45'.
Longitude: 27°58'.
Mesorregião: Jaguaribe.
Microrregião: Baixo do Jaguaribe.
Limites: Norte – Beberibe e Aracati; Sul – Russas e Jaguaretama; Leste – Itaiçaba; Oeste – Russas.
Distritos: São José.
Acidentes Geográficos: Rio Palhano, Riacho das Pedras, Lagoa do Cajueiro e Açude do Boi Morto.
Recursos Hídricos: Pluviometria (a média anual é de 736,9mm).
EDUCAÇÃO
N° de Escolas:
Rede Estadual 1° e 2° Graus-2
N° de Alunos Matriculados:
Rede Estadual 1° Grau-926
Rede Estadual 2° Grau-192.
SAÚDE
Centro de Saúde de Palhano, Posto Municipal de Pedra Branca, Posto de Saúde de Feijão e Hospital Municipal de Palhano.
ESTATÍSTICAS
População Censo de 1999: 7.447.
Densidade Demográfica(hab/km²): 16,95.
Distância da Capital em Linha Reta: 127,5km.
Distância Por Rodovia: 153km.
Vias de Acesso à Capital: CE-065.
Emissoras de rádio: Não tem.
Abastecimento D'água: 474 ligações.
Energia Elétrica: N° de consumidores-1.386 ligações. Total consumo-137.267.
PRODUÇÃO
Produção: Produtos agrícolas- banana, caju, algodão, mandioca, milho e feijão. Pecuária: bovinos, suínos e aves.
Indústrias: 07.
RECURSOS
Repasse do ICMS em 1995: 189.395,13.
Renda Interna Municipal 1995: R4 572,00.
Renda Per Capita 1991: US$ 197.
PREFEITURA
Endereço: Av: Possidônio Barreto,320
CEP: 62.910-000
Fone: (88) 415-1050
Fax: (88) 415-1050
Fonte: http://www.ceara.com.br/m/palhano/ pesquisado em 8 de março de 2010.