PALHANO NOTICÍAS

Palhano terra maravilhosa do professor Jarbas, do Agricultor Zequinha, do Zé do Nelson, do Seu Custódio do São José e muitas brasileiros maravilhosos.

domingo, 27 de dezembro de 2015

Boato de que o governo vai confiscar a poupança

Circula na internet um boato de que o governo vai confiscar a caderneta de poupança dos brasileiros. Uma história inventada para colocar medo nas pessoas, especialmente em quem viveu o confisco em 1990.

Não. O governo NÃO vai confiscar a poupança de quem quer que seja! Não acredite nesses boatos.
Uma legislação de 2001 proíbe qualquer medida para bloquear a poupança. Mesmo se o governo quisesse - e ele não quer, nunca quis e não o fará! -, não poderia tomar medidas para tirar o seu dinheiro.
“É vedada a edição de medidas provisórias sobre matéria que vise detenção ou sequestro de bens, de poupança popular ou qualquer outro ativo financeiro”, diz a Emenda Constitucional de 32/2001, artigo 62, parágrafo 1º, inciso II.

Esse boato do confisco apela a um trauma antigo da população por causa do sequestro da poupança em 1990. Foi um bloqueio de tudo que as pessoas tinham guardado nos bancos, desde o dinheiro da conta-corrente até as aplicações financeiras. Aquela medida foi uma solução extrema que, por lei, não tem como ser feita novamente depois de 2001. 
Portanto, é mais um boato que circula na internet e que não tem qualquer fundo de verdade. A caderneta de poupança é, e continuará sendo, o investimento mais seguro, popular e simples.

Vídeo:


Fonte: Fatos & Boatos

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial