PALHANO NOTICÍAS

Palhano terra maravilhosa do professor Jarbas, do Agricultor Zequinha, do Zé do Nelson, do Seu Custódio do São José e muitas brasileiros maravilhosos.

domingo, 13 de novembro de 2016

Colapso no abastecimento de água no Ceará: A única esperança será as chuvas.

Diante de uma seca histórica, da necessidade das águas do Rio São Francisco e urgência na conclusão obras de transposição do Rio São Francisco, com  de previsão que as águas do velho Chico cheguem ao Ceará entre o segundo semestre de 2017 e inicio de 2018. A comunidade politica do Ceará mobiliza e pressiona o Governo do Federal para concluir as obras.

 O Governador Camilo Santana deu declarações nessa semana sobre o possível colapso no abastecimento de água em Fortaleza e na Região Metropolitana, acusando o Governo Federal de não “olhar” para a situação de calamidade pública da região Nordeste e principalmente do Ceará.

A situação é de urgência, o Ceará está com menos de 8% das reservas hídricas. “A situação é realmente preocupante, o que nos leva a depender das chuvas do próximo ano. São cinco anos de seca, uma seca muito severa. Resistimos até agora fazendo uma gestão o mais eficiente possível, tomando medidas de construção de obras emergenciais”, afirmou Francisco Teixeira, Secretario de Recursos Hídricos do Ceará.

O Castanhão tendo que receber água do Orós para não secar, o Governo do Estado prevê que as águas existentes nos reservatórios só durarão até março do próximo ano, caso não chova no Ceará.

A Assembleia legislativa do Ceará promoverá, através da Comissão Especial para acompanhar e monitorar o andamento das obras de transposição do rio São Francisco, uma ‘marcha' até Brasília, com representantes das prefeituras e federações cearenses, no dia 23 de novembro de 2016.

A situação é grave, e poderá piorar se não chover nos próximos meses.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial